domingo, 11 de junho de 2017

COMPOSE: COMO COMBINAR ESTAMPAS

|
O universo de estampas é rico em cores, padrões e desenhos. A grande dúvida é como combinar todas essas variações para alcançar um resultado final bonito e harmonioso? Combinar estampas no artesanato é uma arte baseada em princípios como texturas, traços, proporções e cores.

Saber como combinar estampas no artesanato faz a diferença e valoriza sua peça, o que agrega mais valor a seu trabalho. Seja no scrap, na confecção de bonecas de pano, na cartonagem e forração, na encadernação e, claro, no patchwork, saber combinar estampas no artesanato significa se destacar no mercado.

Mas misturar tecidos e criar uma combinação inusitada não é exclusividade de peças de patchwork, de maletas forradas e bolsas em tecido. Fazer misturas de diferentes estampas invadiu o mundo da moda, da decoração, das artes…

Como combinar estampas no artesanato?

Para quem quer começar a combinar estampas no artesanato, preste atenção a três pontos básicos: cores em comum, aspecto visual semelhante e tamanho das estampas.

Uma forma fundamental de pensar a combinação de estampas é contar com a ajuda de cores em comum. Por exemplo, combinar o fundo azul de uma estampa com o detalhe azul de outra.

Os desenhos devem ter aspecto visual semelhante, como, por exemplo, a mistura de tecidos com traços geométricos e retos.

Linhas retas e geométricas se encontram nessa foto, fazendo uma linda combinação para decorar o ambiente (crédito da foto: reprodução site lushome)

Ainda na linha da mistura de aspectos visuais semelhantes, vale misturar diferentes estampas florais.

O papel de parede desse quarto mistura diferentes estampas florais (crédito da foto: reprodução blog Selina Lake)

Tamanho é documento! Escolha uma estampa de tamanho maior e mais marcante e combine com uma estampa de desenhos menores e mais delicados.

Maleta combina estampa floral marcante, com delicado xadrez vermelho e branco. Um exemplo de como combinar estampas no artesanato que merece destaque! A peça é de Simone Aguiar

Por dentro, a delicadeza da combinação se confirma e um tecido verde de pá branco é acrescentado a mistura. Ficou perfeito!

Simone Aguiar, designer de interiores e artista plástica, é mestre em combinar estampas no artesanato, como percebemos na combinação usada para forrar a maleta nas fotos acima. A proprietária do Ateliê Craft Sia de Arte, ministra aulas e workshops e também organiza eventos voltados para o universo craft. Em seu trabalho, Simone combina misturas de desenhos, cores e formas de tecidos para fazer cartonagem e forração de caixas e maletas, confeccionando desde acessórios para bebês, utilitários e kits femininos.

A arte de combinar estampas no artesanato

Simone explica que existem vários tipos de estampa. “Na estamparia em larga escala, temos as estampas por cilindro, que são mais baratas, mas com grande margem de erro na hora de estampar, além da baixa resolução. Temos também a estamparia digital, mais cara, porém com resolução perfeita e diversas variações.”

As estampas com desenhos exclusivos vêm ganhando cada vez mais espaço. Existem versões de estampas feitas a partir de carimbo, pintura em seda e os tecidos estampados com desenhos manuais, como essesAmbos são fruto de desenhos feitos à mão, depois digitalizados e transformados nessas lindas estampas para tecido. O de estampa de pandas, foi feito pela filha de Cris. Já o de alfaiataria, linhas e agulhas foi desenvolvido pela artista plástica Vera Brugin. Um detalhe: ele pode ser personalizado como você quiser, uma vez que pode ser pintado com tinta ou caneta para tecido. Tecido para colorir é novidade!

Na linha da estamparia digital, o trabalho de Renata Blanco é destaque. A designer cria desenhos belíssimos e as combinações são de arrasar. Ela já faz as combinações dos tecidos para vender, o que é uma ótima ideia — tanto para quem não sabe ainda como combinar estampas, como para quem vende tecido. Tudo num estilo meio boho, meio hippie, mas muito chique! exemplos da linha de tecidos de Cris Mazzer.

Coordenados e composé

A mistura de diferentes estampas, com cores e padrões diversos, para criar uma estampa principal é chamada de composé (lê-se composê). Já os coordenados, são composições em que se encontram um elemento comum, por exemplo: uma estampa xadrez vermelha combinada com estampa de flores vermelhas. São estampas diferentes na forma mas com a cor em comum.

O que faz ambos composé e coordenados darem certo é justamente a combinação de cores, de que falamos acima. As cores devem ser complementares, serem repetidas ou terem algo em comum, como, por exemplo, serem da família de tons pastel.

Dicionário das composições

Simone Aguiar preparou um dicionário das composições, para ajudar você na hora de combinar estampas.

Composições clássicas: o que a maior parte das pessoas está acostumada a fazer. Pode ser uma estampa floral maiorzinha com outra menor, pode ser floral combinado com poá ou xadrez, enfim, esse estilo de combinação de tecidos é indicado para quem quer começar sem se arriscar muito.

Exemplo de combinação clássica: estampas

Composições Pop: eu chamo dessa forma porque tem uma pegada mais jovem e irreverente. São ícones de cultura pop, então são combinações mais contemporâneas, indico para quem quer arriscar com muito bom gosto e primando pelo diferente e moderno.

Na combinação pop, há um toque de ousadia, mas a regrinha das cores e padrões continua!

Composições com mix geométrico e formas orgânicas: essa última composição tem tecidos de textura mais grossa, é possível combinar mas tem que ter cuidado em pensar para qual objeto elas serão aplicadas. Uma questão importante é saber trabalhar os tamanhos e texturas de cada estampa, levando em consideração o equilíbrio para que a composição fique harmoniosa. Eu gosto bastante de tentar buscar tecidos em que os geométricos e formas orgânicas estejam estilizados, não sejam aquela coisa certinha, o que resulta em um estilo moderno.

As linhas geométricas e os traços retos dominam a combinação


Composições Kitsch: particularmente esse é o estilo que eu mais gosto! Feito a partir de uma mistura de muitas estampas, cores, em uma composição só e está na moda em todos os setores: arte, decoração, artesanato e até vestuário. Combinações assim dão vida e charme para qualquer peça.

Kitsch é vida: nessa combinação, as cores fortes e as estampas marcantes dominam a cena

Crédito das imagens: Eduk

Fonte: Eduk

20 comentários:

  1. Realmente combinar as estampas no artesanato trás um efeito muito bonito nos trabalhos, faz a maior diferença. Muito boas as dicas, saber combinar as estampas trás um bom resultado. Gostei das sugestões, o post tem muitas informações importantes, pra quem trabalha com artesanato as dicas vai ajudar muito, bjs.

    ResponderExcluir
  2. ola tudo bem ? gostei das dicas , aprender a combinar ou mesclar estampas.
    a composição criada pela Simone aguiar ficou perfeita , obrigado por compartilhar .bjsss sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo uma combinação de estampas bem feito , gostei das suas dicas as composições ficaram muito legais parabéns sucesso

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, como vai? Primeiro quero dizer que achei um tema a ser abordado maravilhoso, bem como amei as dicas de decoração e de combinação com essas lindas estampas. parabéns pelo post pois me agregou muito conhecimentos. beijos

    ResponderExcluir
  5. ooi tudo bem ? eu erro muito na hora de combinar estampas gostei muito do seu post me deu varias dicas e eu amo uma estampa

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post. Vendo tantos detalhes, tenho certeza que combinar as cores e estampas realmente é uma arte. Às vezes vemos peças feitas assim e não nos chama a atenção e até mesmo não gostamos, mas o segredo está justamente nessa harmonia. Claro que prevalece o gosto e o estilo de cada um, mas o essencial tem que ser respeitado.

    ResponderExcluir
  7. Misturar impressões nem sempre é fácil. Porque, se não estiver bem combinado, as cores acabarão deixando a metade fantasiada, existem vários modelos que combinam muito bem com alguns tecidos, mas outros quebraram a cabeça e essa sua sugestão ajudou mesmo a revelar isso. Adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?
    Nossa eu achei tudo que você mostrou realmente lindo . Gostei muito das combinações eu não costumo ser tão certeira, mas amo estampas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Quanta coisa linda. Não tenho muita habilidade em combinar estampas, acho muito lindo quem sabe fazer!! Adorei as dicas do post e as inspirações tb! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Assim que entrarmos no mês de julho vou reformar a sala de casa e estava muito em dúvida de como fazer a decoração, mas agora com seu post deu para ter uma ideia de mais ou menos o que preciso fazer e como vou fazer. Obrigadaaaa, amei o post.

    ResponderExcluir
  11. Esse sempre foi um tema que me causava muitas dúvidas. Adorei as suas dicas pois ajuda todas nós a fazer tudo na nossa vida com esse olhar. Adorei conhecer mais sobre combinações e as composições!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    é sempre bom saber combinar estampas para o look ficar bonito e estiloso, mas é claro que temos que saber combinar principalmente estampas e pra muitos é até difícil combinar. Eu gostei muito das dicas, bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Sou a louca da estampa, simplesmente amo misturar diversas e ver o resultado tomando forma na minha frente. Fiquei babando nesse post, pois me trouxe várias inspirações muito bacanas e que irão me ajudar a constituir meu estilo de uma forma menos poluída. Pelo que vi aqui, gosto das combinações pop, fazem mais o meu estilo. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Gente to apaixonada por essas fotos sérios adorei a matéria vou mostrar pra minha mãe ela é péssima nisso e as combinações dela são as piores possui 😂😂😂😂

    ResponderExcluir
  15. Se tem uma coisa que eu amo são estampas. E quando levamos para o campo da decoração, eu adoro fazer aquelas combinações malucas, sabe?
    Adorei as dicas que você deu, plantou algumas sementinhas de criatividade aqui na minha cabecinha, haha.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou muito fã de estampas não, mas as composições que vc colocou aqui ficaram lindas! Eu amei! Já vou procurar pra fazer pra minha casa, que no quesito decoração está bem caidinha...

    ResponderExcluir
  17. Achei seu post tão rico em detalhes, pois amo estampas, principalmente em artesanatos e decoração na sala, acho que fica lindo e alegre. Parabéns pelo post. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito de aprender aqui no seu blog sobre essas combinações de estampas.Realmente as dicas são ótimas, eu não conhecia, abriu minha mente! Ficam lindas quando bem combinadas! Ficam bem harmonizadas!

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito, nunca pensei em combinar diversas estampas, imaginava que poderia ficar estranho, mas pelos exemplos e dicas percebi que escolhendo uma boa cartela de cores e uma estampa pra ser a principal o ambiente fica lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito de aprender aqui no seu blog sobre essas combinações de estampas.² Sou péssima em decoração mas, irei usar as suas dicas.
    xoxox

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe seu comentário!

Minhas Redes Sociais