sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

NA COZINHA: PANETONE FIT

|
Que tal um panetone sem glúten e sem lactose? Você pode fazer da forma tradicional, substituindo a farinha de arroz por farinha de trigo e tirando a goma xantana (espessante).

Samanta Santos – Chef de cozinha

Ingredientes

1 e ½ xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de azeite
1 ovo
2 colheres (sopa) de suco de laranja
Raspas de laranja a gosto
3 xícaras (chá) de farinha de arroz integral
3 colheres (sopa) de açúcar orgânico demerara ou de coco
1 colher (sopa) de goma xantana
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
½ xícara (chá) de uvas-passas
1 e ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas

Modo de preparo

Em uma tigela, adicionar os ingredientes líquidos, incluindo o ovo e as raspas de laranja. Em recipiente separado, misturar com um fouet os ingredientes secos e mexer até misturar. Na tigela da batedeira, juntar os ingredientes secos e líquidos e mexer bem, ainda com um fouet, até formar uma massa. Depois, ligar a batedeira e bater por no máximo 02 minutos, velocidade média, somente para misturar todos os ingredientes. Desligar a batedeira e então adicionar na massa as frutas cristalizadas e uvas passas. Despejar a massa na forma de panetone de 500gr e deixar crescer por aproximadamente 50 minutos. Levar para assar em forno pré-aquecido a 200º por 10 minutos. Depois, diminuir a temperatura para 180º e continuar assando por aproximadamente 25 minutos.
Opcional: bater no liquidificador para pulverizar ½ xícara de açúcar orgânico demerara OU de coco. Misturar com um pouco de água até formar uma pasta. Passar sobre o panetone e cobrir com frutas cristalizadas para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!

Redes sociais