Achei fantástico! Feito com tecido e material reciclado. Uma ótima opção para decoração para o quarto de meninas e da sala das grandinhas.
Materiais:
Caixinhas de leite, rolinhos de papel higiênico e caixas de papelão. Manta acrílica, tecido, cola branca, fita adesiva, tesoura.
O primeiro passo é pegar uma caixa de leite e enchê-la com algo para que não amasse facilmente. Dica: jornal! É um material que pode ser reaproveitado, não havendo custo extra e o peso vai ser o suficiente para dar estrutura à peça sem ficar demasiado pesado.
O mesmo pode ser feito com os rolinhos de papel higiênico.
Depois deste preparo inicial, use manta acrílica para dar a aparência de estofamento à peça. Note que não há necessidade de revestir toda a caixa com a manta, apenas as partes que ficarão para cima e para frente.
Coloque dupla camada, prendendo a de baixo com fita adesiva. A camada de cima deverá ficar dobrada por sobre a fita, para que não fique marcação no tecido, ficando, assim, mais bem acabado.
Este é o acento do seu sofá antes da forração!
Enrole os rolinhos de papel higiênico, também, com a manta acrílica.
Tudo prontinho?! Vamos ao revestimento.
A caixa é muito simples! Basta forrá-la com tecido com o auxílio da cola quente… É como fazer um embrulho simples para presente, deixando o acabamento para baixo.
Veja só: aqui o acento pronto! Observe que após o revestimento fica a aparência de estofado.
Depois vamos ao acabamento do sofá. Aqui fiz uma “saia” pregueada com detalhes em frufru e trancelim.
Cuide para fazer a bainha da “saia” deixando-a levemente mais comprida que a altura da caixa, para que ela não fique aparente.
Posicione bem a “saia”, sem cobrir a parte de trás. Use cola quente para fixar.
Revista os rolinhos, também com tecido.
Nas pontas faça como se fizesse fuxicos.
Para a guarda do sofá, use papelão recortado e revestido com tecido. Dica: após recortar o papelão, risque-o no tecido para que a costura fique justa e o tecido bem esticado.
Faça a guarda ao seu gosto, aqui usei uma curvatura deixando abas laterais. Mas use sua criatividade nas formas.
Coloque o papelão por dentro do forro de tecido.
Depois que o papelão estiver bem posicionado, com o tecido bem espichadinho, coloque manta acrílica e feche a parte de baixo.
Costure em torno da guarda do sofá, para dar um melhor acabamento.
Cole com a cola quente na parte de trás do sofá.
Aqui você pode ter uma boa visão do andamento do trabalho.
Também com a cola quente, cole os rolinhos de modo a fazer os braços do sofá. Após colado, use linha de bordar para costurá-lo à guarda do sofá.
Na parte da frente dos rolinhos, usei botões forrados para acabamento, mas você pode optar por botões decorados, laços, rococós… sua criatividade e bom gosto determinarão…
Bor fim, lacinhos com florzinhas fazendo os acabamentos e pequenas almofadinhas de fuxico com flores de botão no centro.
Comentários
Postar um comentário
Gostou? Deixe seu comentário!