7 PRÁTICAS QUE QUEIMAM O FILME DA SUA EMPRESA NAS REDES SOCIAIS

Especialista dá dicas do que não fazer nas redes sociais para que sua empresa construa uma boa relação com os clientes

Por Priscila Zuini com Murilo Cepellos - 12/08/2015


marketing, redes sociais (Foto: Reprodução)

A presença de uma marca nas redes sociais nem sempre traz bons resultados para a empresa. Ao invés de se aproximar e estreitar a relação com o público-alvo, um trabalho mal feito é capaz de afastar possíveis clientes do seu negócio.
Segundo Lidiane Faria, coordenadora de mídias digitais da Faculdade Cásper Líbero, engana-se quem pensa que administrar perfis nas redes sociais é um trabalho que qualquer um pode fazer. “Em primeiro lugar, é importante que exista a reflexão dos gestores da empresa sobre a presença da marca nas redes sociais, porque exige muito trabalho. Empresas escorregam e cometem erros quando tentam prestar esse serviço por conta própria”, afirma.
Confira as práticas selecionadas pela especialista que podem fazer com que sua empresa perca clientes nas redes sociais:
1. Ser grosseiro com clientes ou em reclamações
Nos casos em que a audiência se manifesta negativamente, evite o bate-boca público. Peça um contato pessoal (seja por telefone ou e-mail) e trate em particular. Em último caso, quando há grande visibilidade, publique uma nota de esclarecimento – mas lembre-se, esta publicação também impactará pessoas que às vezes nem sabiam do caso.
  •  
Não brigue: a raiva atrapalha o dia a dia no trabalho (Foto: Reprodução)
2. Excluir comentários e fingir que nada está acontecendo
Um cliente insatisfeito é capaz de passar a noite em claro e mobilizar toda a família para bombardear perfis nas redes sociais com reclamações. “Não exclua comentários sem analisar corretamente a situação. Se você tem uma situação crítica, resolva rapidamente”, diz Lidiane.
Em todos os casos, é importante prestar atenção no que os clientes têm a dizer. “Leia com calma cada recado do seu público, receba como um presente e tente melhorar cada vez mais seu trabalho. Agradeça também os elogios, afinal, redes sociais são feitas de pessoas e ideias”, afirma.
3. Confundir as contas
Perfil pessoal é uma coisa, página profissional é outra. O posicionamento político, a religião ou o time do coração do dono da empresa não precisam ser publicados nos canais da empresa. Você pode ficar mal com os que não torcem para o mesmo time.
4. Publicar sem planejamento
Reserve algumas horas da semana para pensar em conteúdos, temas e formatos de materiais para redes. Prepare um guia de boas práticas sobre sua marca e inclua também o trabalho digital. “Ao delegar o trabalho de mídias sociais, seja para uma empresa ou para um funcionário, ele saberá claramente quais são as diretrizes da empresa e onde deseja”, diz.
5. Abusar de conteúdos que não tenham relação direta com seu negócio
Encher a página de gatinhos e frases engraçadas possivelmente resultará em muitos likes e compartilhamentos, mas não vai necessariamente ajudar a vender mais produtos. Entregue conteúdo de qualidade e soluções que façam a diferença no dia a dia dos seus clientes.
“Se você vende uma máquina industrial, por exemplo, uma dica é publicar um passo a passo sobre como aumentar a produtividade com alguns depoimentos de clientes satisfeitos”, diz.
6. Copiar conteúdos de outras empresas sem autorização
Plágio é crim e está previsto no Código Penal Brasileiro. A Constituição Federal também
garante o direito à propriedade. Portanto, pense bem antes de usar uma imagem ou conteúdo que não são seus.
7. Ter uma postura contraditória
Tenha uma comunicação coerente e entenda que todos os seus passos serão vistos pelos clientes. “Não adianta ter uma loja com posts divertidos no Facebook e um atendimento péssimo pessoalmente. O fã que quiser conhecê-lo, pode não voltar nunca mais. E o pior: falará mal, registrando sua reclamação nas redes”, diz.

Comentários