1- Delimite o seu local de trabalho: Alguns o chamam de “quartinho da bagunça”, “quartolier”, “cantinho das quinquilharias”, “cômodo das tralhas e miudezas”… e assim vai, rsrs!!! Isso porque, normalmente, está localizado no menor espaço da casa, o que dificulta a organização.
É essencial que você delimite (com uma placa na porta) que aquele espaço é o seu local de trabalho – É O SEU HOME OFFICE. Sugiro colocarmos um nome especial no nosso espaço: craft room, craft studio, estúdio criativo ou ateliê. Dessa forma, estaremos encarando-o de maneira séria e profissional, esteja ele dentro de casa ou não, fazendo inclusive com que os familiares e clientes assim o encarem também, respeitando seu horário de trabalho, sua agenda de encomendas e, principalmente, demonstrando que aquele espaço físico é o seu delicioso “job”.
2- Invista na decoração. Um local cheio de mimos, com paredes pintadas e quadros inspiradores é tão aconchegante a ponto de influenciar positivamente o nosso bem estar, a nossa paz de espírito, melhorando o humor e, principalmente, estimulando a criatividade.
Primeiro, vamos fazer uma faxina geral e dispensar tudo aquilo que não utilizaremos: colas acabadas, aviamentos quebrados, recibos e papéis que não servem mais, etc…
Passada essa etapa, chegamos ao momento de criar lindas peças decorativas, utilizando-se da reciclagem de latas, vidros e papéis. Coloque toda a sua personalidade na decoração do seu craft room. Vejam alguns exemplos:
Passada essa etapa, chegamos ao momento de criar lindas peças decorativas, utilizando-se da reciclagem de latas, vidros e papéis. Coloque toda a sua personalidade na decoração do seu craft room. Vejam alguns exemplos:
Recicle potes de vidros transparentes. Armazene botões coloridos. Ficam lindos na prateleira e decoram seu ateliê. Os vidrinhos de “Papinha de Nenê” são colocados na parte debaixo da uma prateleira (coladas com super bond).
Recicle latas de alumínio. Forre com tecidos ou pinte com tintas coloridas. Podem ser utilizados sobre a mesa ou parafusados na parede.
Etiquetar caixas organizando suas revistas, moldes e livros (foto acima esquerda).
Etiquetar caixas organizando suas revistas, moldes e livros (foto acima esquerda).
Utilizar caixotes de feiras na decoração. Funcionam como nichos criativos e embelezam o ateliê.
Um painel vertical de MDF ou eucatex perfurado, com ganchos para pendurar acessórios de costura, economizam espaço e decoram o ambiente.
3- Tenha um quadro de avisos: faça um quadro contendo as principais informações das encomendas da semana ou do mês (sem dispensar, é claro, o uso de sua agenda de pedidos). Amei essas três opções, vejam:
4- Organização por Cores: Separe os seus tecidos , por cores, dobre-os com todo carinho, colocando-os numa prateleira, gaveta ou caixa. Faça o mesmo com suas linhas e fitas de cetim. Fica maravilhoso!!!! Vejam:
Várias opções para organizar suas fitas:
5- Iluminação: Uma boa iluminação no seu ambiente de trabalho auxiliará ainda mais a produção, principalmente no momento do acabamento de pequenos detalhes em suas peças. Caso não tenha muita luz natural, opte por luminárias.
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