Postagem em destaque

DECORAÇÃO FESTA ANGRY BIRD

O tema escolhida este ano foi Angry Birds. Fiz uma mesa simples esse ano. Fiz o bolo fake (bolo decorativo ou bolo cenográfico) e usei pers...

domingo, 11 de junho de 2017

COMPOSE: COMO COMBINAR ESTAMPAS

|
O universo de estampas é rico em cores, padrões e desenhos. A grande dúvida é como combinar todas essas variações para alcançar um resultado final bonito e harmonioso? Combinar estampas no artesanato é uma arte baseada em princípios como texturas, traços, proporções e cores.

Saber como combinar estampas no artesanato faz a diferença e valoriza sua peça, o que agrega mais valor a seu trabalho. Seja no scrap, na confecção de bonecas de pano, na cartonagem e forração, na encadernação e, claro, no patchwork, saber combinar estampas no artesanato significa se destacar no mercado.

Mas misturar tecidos e criar uma combinação inusitada não é exclusividade de peças de patchwork, de maletas forradas e bolsas em tecido. Fazer misturas de diferentes estampas invadiu o mundo da moda, da decoração, das artes…

Como combinar estampas no artesanato?

Para quem quer começar a combinar estampas no artesanato, preste atenção a três pontos básicos: cores em comum, aspecto visual semelhante e tamanho das estampas.

Uma forma fundamental de pensar a combinação de estampas é contar com a ajuda de cores em comum. Por exemplo, combinar o fundo azul de uma estampa com o detalhe azul de outra.

Os desenhos devem ter aspecto visual semelhante, como, por exemplo, a mistura de tecidos com traços geométricos e retos.

Linhas retas e geométricas se encontram nessa foto, fazendo uma linda combinação para decorar o ambiente (crédito da foto: reprodução site lushome)

Ainda na linha da mistura de aspectos visuais semelhantes, vale misturar diferentes estampas florais.

O papel de parede desse quarto mistura diferentes estampas florais (crédito da foto: reprodução blog Selina Lake)

Tamanho é documento! Escolha uma estampa de tamanho maior e mais marcante e combine com uma estampa de desenhos menores e mais delicados.

Maleta combina estampa floral marcante, com delicado xadrez vermelho e branco. Um exemplo de como combinar estampas no artesanato que merece destaque! A peça é de Simone Aguiar

Por dentro, a delicadeza da combinação se confirma e um tecido verde de pá branco é acrescentado a mistura. Ficou perfeito!

Simone Aguiar, designer de interiores e artista plástica, é mestre em combinar estampas no artesanato, como percebemos na combinação usada para forrar a maleta nas fotos acima. A proprietária do Ateliê Craft Sia de Arte, ministra aulas e workshops e também organiza eventos voltados para o universo craft. Em seu trabalho, Simone combina misturas de desenhos, cores e formas de tecidos para fazer cartonagem e forração de caixas e maletas, confeccionando desde acessórios para bebês, utilitários e kits femininos.

A arte de combinar estampas no artesanato

Simone explica que existem vários tipos de estampa. “Na estamparia em larga escala, temos as estampas por cilindro, que são mais baratas, mas com grande margem de erro na hora de estampar, além da baixa resolução. Temos também a estamparia digital, mais cara, porém com resolução perfeita e diversas variações.”

As estampas com desenhos exclusivos vêm ganhando cada vez mais espaço. Existem versões de estampas feitas a partir de carimbo, pintura em seda e os tecidos estampados com desenhos manuais, como essesAmbos são fruto de desenhos feitos à mão, depois digitalizados e transformados nessas lindas estampas para tecido. O de estampa de pandas, foi feito pela filha de Cris. Já o de alfaiataria, linhas e agulhas foi desenvolvido pela artista plástica Vera Brugin. Um detalhe: ele pode ser personalizado como você quiser, uma vez que pode ser pintado com tinta ou caneta para tecido. Tecido para colorir é novidade!

Na linha da estamparia digital, o trabalho de Renata Blanco é destaque. A designer cria desenhos belíssimos e as combinações são de arrasar. Ela já faz as combinações dos tecidos para vender, o que é uma ótima ideia — tanto para quem não sabe ainda como combinar estampas, como para quem vende tecido. Tudo num estilo meio boho, meio hippie, mas muito chique! exemplos da linha de tecidos de Cris Mazzer.

Coordenados e composé

A mistura de diferentes estampas, com cores e padrões diversos, para criar uma estampa principal é chamada de composé (lê-se composê). Já os coordenados, são composições em que se encontram um elemento comum, por exemplo: uma estampa xadrez vermelha combinada com estampa de flores vermelhas. São estampas diferentes na forma mas com a cor em comum.

O que faz ambos composé e coordenados darem certo é justamente a combinação de cores, de que falamos acima. As cores devem ser complementares, serem repetidas ou terem algo em comum, como, por exemplo, serem da família de tons pastel.

Dicionário das composições

Simone Aguiar preparou um dicionário das composições, para ajudar você na hora de combinar estampas.

Composições clássicas: o que a maior parte das pessoas está acostumada a fazer. Pode ser uma estampa floral maiorzinha com outra menor, pode ser floral combinado com poá ou xadrez, enfim, esse estilo de combinação de tecidos é indicado para quem quer começar sem se arriscar muito.

Exemplo de combinação clássica: estampas

Composições Pop: eu chamo dessa forma porque tem uma pegada mais jovem e irreverente. São ícones de cultura pop, então são combinações mais contemporâneas, indico para quem quer arriscar com muito bom gosto e primando pelo diferente e moderno.

Na combinação pop, há um toque de ousadia, mas a regrinha das cores e padrões continua!

Composições com mix geométrico e formas orgânicas: essa última composição tem tecidos de textura mais grossa, é possível combinar mas tem que ter cuidado em pensar para qual objeto elas serão aplicadas. Uma questão importante é saber trabalhar os tamanhos e texturas de cada estampa, levando em consideração o equilíbrio para que a composição fique harmoniosa. Eu gosto bastante de tentar buscar tecidos em que os geométricos e formas orgânicas estejam estilizados, não sejam aquela coisa certinha, o que resulta em um estilo moderno.

As linhas geométricas e os traços retos dominam a combinação


Composições Kitsch: particularmente esse é o estilo que eu mais gosto! Feito a partir de uma mistura de muitas estampas, cores, em uma composição só e está na moda em todos os setores: arte, decoração, artesanato e até vestuário. Combinações assim dão vida e charme para qualquer peça.

Kitsch é vida: nessa combinação, as cores fortes e as estampas marcantes dominam a cena

Crédito das imagens: Eduk

Fonte: Eduk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!

Redes sociais