COMBINAÇÃO DE CORES - DICAS

Oie! Você tem dificuldade para combinar as cores dos seus trabalhos? Às vezes bate aquela dúvida... Neste post, tem um guia para aprender combinar cores!

Gostou do post? deixe seu comentário!


Guia prático de como fazer combinação de cores


Conheça melhor as características de cada cor e faça lindas misturas para valorizar suas peças

Escrito por 

Fazer combinação de cores exige bom-senso e um pouquinho de técnica. Sabemos que as dúvidas são muitas. Por isso, criamos este guia prático de como combinar as cores. O guia vai ensinar tudo o que você precisa saber para criar as mais lindas — e inusitadas — combinações de cores, que vão valorizar ainda mais o seu artesanato.

Repare na combinação de cores entre as estampas
Repare na combinação de cores entre as estampas feitas pela artesã Simone Aguiar. Superdiferente!


Quem nunca?

Você recebeu uma encomenda ou está em busca de inspiração para uma nova peça. Ali no cantinho do ateliê, uns retalhos que parecem desconexos e aleatórios. Você puxa um, outro e quando percebe, vê ali uma combinação de cores incrível. Você se identifica com essa história?
Mas fazer combinação de cores não é exclusividade de quem trabalha com tecido e costura. Vale também para quem faz artesanato com papel, o scrap festa ou scrapbooking, com biscuit e até pintura. Está clara a mensagem: a combinação de cores é conhecimento básico em qualquer estilo de artesanato!
No artesanato, ter conhecimento para fazer combinação de cores é um grande diferencial.

O círculo cromático

Para facilitar o entendimento, as cores foram colocadas lado a lado em um círculo, de acordo com suas tonalidades. Este é o círculo cromático.



Círculo cromático



A partir do círculo, é possível visualizar quais cores combinam melhor e são mais agradáveis ao nosso olhar. Quando é detectada uma combinação agradável a partir de cores puras, são chamadas de harmonias.

Características das cores

As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul. Há ainda cores secundárias e terciárias, que são variações de tons e desdobramentos das cores primárias.

Vermelho é uma cor primária e domina o ambiente, como no caso dessa colcha, toda feita de crochê (crédito da foto: copertineaduncinetto)
Vermelho é uma cor primária e domina o ambiente, como no caso dessa colcha, 
toda feita de crochê (crédito da foto: copertineaduncinetto)

Amarelo também é cor primária e empresta alegria por onde passa (crédito da foto: etsy)
Amarelo também é cor primária e empresta alegria por onde passa (crédito da foto: etsy)

Azul completa as três cores primárias e é um tom frio e sóbrio (crédito da foto: reprodução site House Beautiful)
Azul completa as três cores primárias e é um tom frio e sóbrio (crédito da foto: reprodução site House Beautiful)

O círculo cromático também é dividido em cores quentes e cores frias. Entre as quentes estão os vermelhos, amarelos, laranjas, rosas. As cores quentes chamam a atenção e aproximam o olhar. Azuis, verdes, roxos são cores frias, são mais sóbrias, e permitem combinações cheias de elegância.
Branco, preto e cinza são consideradas cores neutras. Logo, podem servir como base para diferentes combinações.

Combinação de cores

Conheça alguns tipos de combinação de cores: monocromática, análoga, complementar e tríade.
A combinação monocromática consiste em utilizar variações de tonalidade dentro da mesma cor. É uma combinação fácil e que agrada a muita gente. Pode-se acrescentar a essa combinação um tom de cor neutra, como branco, preto ou cinza. Entretanto, a combinação monocromática não apresenta contraste e não é tão vibrante como uma combinação complementar, por exemplo.

Esse quilt é um exemplo de uso de combinação monocromática (crédito da foto: reprodução Flickr)
Esse quilt é um exemplo de uso de combinação monocromática (crédito da foto: reprodução Flickr)


Ao utilizar uma cor primária e outras duas cores “vizinhas”, ou seja, listadas em sequência no círculo cromático, temos a combinação análoga. Uma cor domina a combinação enquanto as coadjuvantes alegram e trazem riqueza para a combinação. Um cuidado é não utilizar muitas cores nesta combinação, pois pode destruir a harmonia. Uma vantagem é que a combinação análoga é tão fácil de criar quanto a combinação monocromática, porém é muito mais bacana. Ainda assim, também como a primeira, não possui cor de contraste. Dica: evite a mistura de cores quentes e frias na mesma harmonia.

Uma cor primária ao receber a visita de suas vizinhas, cria-se uma combinação análoga (crédito da foto: reprodução Pinterest Color me card challenge)
Quando uma cor primária recebe a visita de suas ‘vizinhas’, cria-se uma combinação análoga (crédito da foto: reprodução Color me card challenge)


Harmonia de contraste, a combinação complementar acontece quando combinamos duas cores opostas no círculo cromático. Aqui sim, vale misturar cores frias com cores quentes. Aliás, essa é uma linda combinação, que funciona muito bem. Essa combinação chama muito a atenção, por isso, vale destacar uma cor dominante e utilizar a outra para fazer detalhes. Ao contrário da monocromática e da análoga, é mais difícil de encontrar um equilíbrio da combinação complementar.

Bicromatico - Complementares
O laranja e o roxo são cores complementares e funcionam muito bem juntos! (crédito da foto: row house nest)



A combinação de três cores com a mesma distância entre si forma a tríade. O efeito visual é moderno e bem diferente. Cheia de contrastes, mas sem perder o equilíbrio e o requinte das cores jamais.

triade de cores
Combinação em tríade (crédito da foto: Jeni Baker – Flickr)

Resumindo….

teoria das cores

Comentários

Postar um comentário

Gostou? Deixe seu comentário!